sábado, 6 de agosto de 2011

Qual o melhor Linux para iniciantes?


Atualmente, quase todos usuários que começam a usar Linux escolhem o Ubuntu. Mas, por que isso acontece, uma vez que a quantidade de opções, chamadas de "distros", é enorme?

PopularidadeA comunidade de usuários do Ubuntu é muito maior do que de qualquer outra distro. Com isso, um usuário que quer tentar Linux acaba se deparando com muita informação sobre o Ubuntu. Inclusive se depara com uma grandíssima quantidade de outros usuários novos, que contam casos de sucesso, fato esse que os estimula a tentar. Isso anima um novo usuário que, ao encontrar qualquer dúvida, já encontra facilmente uma resposta. Além do que, devido à filosofia da distro, existe um encorajamento a traduções. Logo, a língua, mesmo sendo predominantemente em inglês, não é uma barreira. Pessoas de diferentes partes do mundo escrevem tutoriais nas suas línguas, ou traduzem aqueles que já usaram.

RepositóriosO gerenciador de pacotes facilita muito a instalação de novos aplicativos. Ele acessa vários repositórios que indexam (e distribuem) aplicativos para as mais diversas (ou quase todas) finalidades. Os repositórios são muito bem estruturados e quase não acontece (digo isso pois aconteceu algumas poucas vezes comigo) de você ter que ficar caçando outras bibliotecas, como ocorre em outras distros. E isso é muito confuso para usuários que vem do Windows por exemplo, que estão acostumados a rodar instaladores baixados de sites específicos de download.

Cobertura da mídia
Imagine alguém que quer mudar radicalmente de sistema que usa. Ou Windows, ou Mac, e ir para Linux. Open source, todas essas distros diferentes, muitas dúvidas, histórias de falta de suporte a hardware. Quando ele começa a ver sempre, massivamente, o nome de uma distro Linux aparecendo em blogs, sites, matérias de TV e revistas, ele se sente mais confortável, menos assustado. Não parece mais tão asssustador, pois ele já está acostumado a ouvir e ler sobre esse tal de Linux.

Suporte a hardwareNão há outra distro Linux, provavelmente pelos motivos citados acima, que tenha maior quantidade de drivers para os mais diversos hardwares. Ou seja, dificilmente um usuário novo não terá a sua placa de vídeo funcionando ou não conseguirá imprimir por causa da mudança de sistema.

Agora com versões em português, a utilização ficou ainda mais fácil. Se você ainda tem algum tipo de dúvida, tente, garanto que não vai se arrepender. =)  

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More